A Serra do Caraça situa-se nos municípios de Santa Bárbara e Catas Altas, ocupando a parte leste da região denominada Quadrilátero Ferrífero. Sua denominação tem origem na silhueta da serra, que a imaginação dos antigos colonizadores idealizou como perfil de um rosto gigantesco. Naturalistas famosos como Saint-Hilaire, Von Martius e Spix ficaram maravilhados com a beleza cênica da região, onde realizaram estudos de fauna e flora.

Caracterizado como Parque Natural, com uma área de 11.000 hectares abriga, além da vegetação de Campos Rupestres adaptada a pouca profundidade do solo, transição da Mata Atlântica para o Cerrado. A fauna é representada por uma variedade de animais como esquilos, saguis, guigós, tapetis, iraras, entre outros. Uma das principais atrações para os visitantes é, ao entardecer, observar os lobos guarás serem alimentados no adro da Igreja.

Nesse sítio de rara beleza, o legendário Irmão Lourenço de Nossa Senhora fundou ,em 1774, uma ermida e um cemitério. A partir de 1820, foi fundado o colégio do Caraça, considerado o berço da cultura mineira e santuário das ciências e da religião.

Diante da importância desse patrimônio, a Estação Terra Educação Ambiental realiza um trabalho de campo nesse local.