Museu é uma casa de criação onde se preserva a memória de uma cidade, de um país, de uma pessoa, enfim é o lugar de histórias interessantes que nos faz viajar no tempo. Mas, apesar de contar histórias que já aconteceram, museu é um lugar para pensarmos o presente e refletirmos sobre o nosso tempo.

Os museus são instituições com tipologias diferentes que guardam acervos, peças integrantes da memória cultural de uma localidade.

A palavra MUSEU vem do grego museion que era considerado o templo das musas. As musas eram filhas de Mnemósine (a memória), que protegem as Artes e a História. A deusa Memória dava aos poetas e adivinhos o poder de voltar ao passado e de lembrá-los para a coletividade.

Em todo o mundo existem museus e eles recebem diferentes nomes, que variam em função do tipo de coleção que eles apresentam.

Assim, temos os museus históricos, os museus de ciências, os museus de arte, os ecomuseus, as cidades museus, e, como o museu não deixa de acompanhar a mudança dos tempos, temos, também, os museus virtuais!!!

A Estação Terra realiza trabalhos de campo em vários museus, acreditando ser um local de muito aprendizado, cultura e lazer!!!