Visitar Ouro Preto, Tiradentes e Sabará é voltar ao passado e vivenciar um dos momentos mais relevantes da história do nosso país. Pode parecer contra-senso, mas afortunadamente o Ciclo do Ouro terminou como começou: Da noite para o Dia. Esta parada radical proporcionou a não descaracterização de algumas cidades, preservando o patrimônio artístico e cultural. A mesma sorte não foi privilégio de outras cidades mineiras que sofreram degradação como, por exemplo, Santa Luzia e Sabará.

Caminhar pelas ruas e becos, maravilhar-se com a suntuosidade das Igrejas, conhecer o Museu dos Inconfidentes, vislumbrar objetos e obras diversas do século XVIII, beber água dos chafarizes que, além de decorar a cidade, garantem o descanso para as novas investigações e descobertas, é viver a experiência de um visitante vindo do futuro mergulhado em sua própria história!

Diante da importância desse patrimônio, a Estação Terra Educação Ambiental sentiu a necessidade de uma abordagem ecológica para um melhor conhecimento do passado, permitindo uma conscientização dos problemas ambientais atuais.

A fim de tentar conscientizar o público da importância histórica e patrimonial dessas cidades, conhecer suas lendas e segredos, bem como, os problemas ambientais atuais que a afligem, a Estação Terra Educação Ambiental se propõe a trabalhar nestas regiões que, sem dúvida alguma, tiveram e, sempre terão, lugar de destaque na história de nossa Minas Gerais.