O Circuito Liberdade foi inaugurado em 2010 e já é reconhecido como um importante corredor de cultura do País. Abrigado em uma área histórica de Belo Horizonte (MG), é composto por 14 instituições, dentre museus, centros de cultura e de formação, que mapeiam diferentes aspectos do universo cultural e artístico.

Destacamos os Museus das Minas e do Metal com todo o seu acervo de gemas e salas interativas, o Espaço do Conhecimento da UFMG onde se tem o planetário e exposições ao longo de seus andares, Memorial Minas Gerais – Vale, com toda a riqueza da historia passada do estado, o Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB com suas exposições renovadas de tempos em tempos, trazendo arte e cultura para a população e é lógico não podemos de citar a própria Praça da Liberdade, com a sua historia e beleza única.

Dentre os equipamentos culturais em funcionamento no Circuito, sete são geridos diretamente pelo Governo do Estado e os outros funcionam por meio de parcerias público-privadas ou parcerias com instituições públicas federais.

Recentemente foram incorporados ao complexo o BDMG Cultural e a Academia Mineira de Letras, dentro da proposta da nova gestão de ampliar o perímetro de atuação do projeto e fortalecer seu diálogo com cidade.

O Iepha também pretende aumentar a participação de grupos ligados à cultura popular de diversas regiões do Estado no Circuito Liberdade, com a implementação da Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, equipamento que ocupará o edifício da antiga Secretaria de Viação e Obras Públicas, também conhecido como “Prédio Verde”.

A beleza e arquitetura das edificações que compõem o Circuito Liberdade são um convite a mais para os visitantes. Todas as intervenções de restauração e revitalização dos edifícios são supervisionadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

Site: http://circuitoculturalliberdade.com.br/plus/