• VTEM Image Show

    Educação Preservação Ambiental

    be successful!
  • VTEM Image Show

    Princípios Respeito pela Natureza

    We develop
  • VTEM Image Show

    EcologiaFuturo do nosso Planeta

    POWERFUL

Trabalhos e Eventos

Prev Next
Visita ao Aquário

Visita ao Aquário

Tuesday, 03 March 2020 17:18 Hits:538

A Estação Terra visitou o Aquário No Mundo das Águas  

Embarque nos próximos eventos

Embarque nos próximos eventos

Monday, 01 May 2017 04:17 Hits:896

Tiradentes - Região Cárstica de Lagoa Santa - Santuário do Caraça

Grutas e carvernas de Minas Gerais

Grutas e carvernas de Minas Gerais

Tuesday, 02 May 2017 04:18 Hits:955

Entrar numa gruta é uma pequena viagem no tempo, sentindo um pouco da experiência pela qual passaram os primitivos seres humanos que habitavam cavernas.

Santuário do Caraça

Santuário do Caraça

Tuesday, 02 May 2017 04:17 Hits:1017

  Situada nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, com 11.233 hectares, é uma propriedade da Província Brasileira da Congregação da Missão. O Caraça – como comumente é chamado –...

Depoimentos

"Durante a minha graduação em biologia, fui monitora da Estação Terra por dois anos. Na equipe aprendi que a relação com o meio ambiente passa, principalmente, pela relação homem-natureza.

Aprendi que respeitar a natureza deve ser parte do nosso cotidiano, respeitando todos os seres vivos.

Com a Estação Terra aprendi sobre práticas científicas, história, geografia, que são extremamente necessárias para o desenvolvimento escolar e acadêmico dos alunos. O respeito, o profissionalismo, a seriedade e a competência da equipe da empresa favorece o aprendizado coletivo entre alunos, professores e monitores. " 

Érica da Silva Miranda - bióloga, doutoranda em saúde pública pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Montreal - Canadá

É difícil imaginar que em 10 milhões de anos atrás (ou muito mais) haviam tantos animais diferentes e gigantescos na Terra. Temos a simples ideia de que os dinossauros foram os mais tenebrosos e assustadores predadores, mas acreditem, existiam tantas outras criaturas que dão até um frio na espinha. Pelo o que eu andei pesquisando, alguns animais dessa época eram gigantescos devido à grande quantidade de oxigênio na atmosfera (se não for isso, me corrijam nos comentários).
Hoje vou listar para vocês 10 animais pré-históricos que você vai dar grazadeus por não viverem nos dias de hoje.

 

 

 

 

 

1) Platybelodon
O Platybelodon foi uma espécie de grande mamífero herbívoro da família do elefante que viveu há cerca de 23 milhões a 5 milhões de anos, na época do Mioceno. Eles tinham maxilares longos com dentes, que eram usados para se alimentarem de plantas aquáticas.

2) Titanoboa cerrejonensis
Talvez essa tenha sido a maior espécie de serpente descoberta até agora. Viveram há cerca de 60 milhões de anos durante o período Paleoceno, na América do Sul. Estima-se que essa espécie medisse cerca de 13 metros de comprimento, 1 metro de diâmetro e pesasse cerca de 1100 quilos.

3)Meganeura
Esse inseto viveu cerca de 300 milhões de anos atrás e se pareciam bastante com as libélulas que conhecemos hoje. Com mais de 75cm de largura, foi o maior inseto voador que já existiu na Terra. Eles se alimentavam de outros insetos e pequenos anfíbios.

 

4) Jaekelopterus Rhenaniae
Esse cara era tipo um escorpião aquático de quase 3 metros. Não há dúvidas de que foi o maior artrópode já descoberto. Essa espécie viveu aproximadamente 390 milhões de anos atrás. Suas quelíceras, ou seja, as “presas”, mediam cerca de 46cm.

5) Varanus priscus
Também conhecido como “Megalania”, esse gigante lagarto monitor viveu cerca de 1,6 milhões de anos até 30 mil atrás na Austrália. Estudiosos confirmam que eram muito parecidos com o Dragão de Komodo, mudando apenas o tamanho: essa espécie chegava a atingir cerca de 8 metros de comprimento, enquanto o lagarto atual mede mais ou menos 2-3 metros.

6)Arthorpleura
Esse gigante artrópode viveu aproximadamente há 330 milhões de anos. Chegava a medir 2,6 metros de comprimento (para uma centopeia isso é relativamente medonho) e pesava 50 quilos. Eles foram extintos quando o clima úmido da Terra começou a secar e o nível de oxigênio a abaixar, o chamado período Pérmico.

7)Megatherium (Megatério)
Esse nome significa “besta gigante”, então imaginem vocês o tamanho dessa preguiça que viveu há aproximadamente 20 mil anos. Esse animal era do tamanho de um elefante e quando ficava em pé chegava a ter 4 metros de altura, mas eles eram tão pacíficos que viravam presas fáceis para grandes predadores. Acredita-se que um dos responsáveis pela extinção da espécie foi o homem.

8)Dunkleosteus Terrelli
É difícil de imaginar, mas prestem atenção nas medidas extraordinárias desse peixe: 4.000 quilos, 10 metros de comprimento, com a mordida tão forte quanto a de um tiranossauro e capaz de exercer uma pressão equivalente a 5.500 quilos (o que é cerca de dez mil vezes maior do que a mordida de um grande tubarão branco).
Foram extintos há quase 400 milhões de anos e até hoje apenas o fóssil do crânio foi encontrado.

9)Arctodus
Também conhecidos como “urso de perna longa”, essa espécie viveu entre 800.000 e 12.500 anos atrás. Eles podiam atingir cerca de 3,5 metros e eram mais magros que os ursos atuais. Também eram carnívoros e ótimos caçadores de longas distâncias, devido à sua grande agilidade e velocidade.

10)Sarcosuchus imperator (Crocodilo Imperador)
Esses predadores natos viveram há 110 milhões de anos onde hoje fica o deserto do Sahara. Nessa época a região era uma selva com grandes rios habitada por dinossauros e outros animais, incluindo os crocodilos. Até hoje não encontraram esqueletos completos dessa espécie, mas estima-se que eles tinham aproximadamente 15 metros de comprimento. Uma conta rápida: a largura total do corpo de um crocodilo é 8x a largura do seu crânio. O crânio do Sarchosuchus tinha quase 2 metros de extensão, então acho que devo ficar feliz por um animal desse não viver nos dias de hoje.

http://www.oversodoinverso.com.br/10-animais-gigantes-da-pre-historia/

Artigos

Prev Next Page:
A importância da curva epidêmica para conter o avanço do coronavírus

A importância da curva epidêmica para co…

  Em apenas três meses, de dezembro de 2019 a março deste ano, uma nova variedade de coronavírus surgida na China infectou mais de 240 mil pessoas em mais de 160...

Mundo arderia se queimasse toda reserva de petróleo e carvão

Mundo arderia se queimasse toda reserva …

Se o mundo resolvesse queimar todas as reservas de combustível fóssil, a vida tornaria-se insuportável diante de um aumento potencial de até 9,5 ºC na tempeatura média global, em relação...

Humanos entendem a “língua” dos cães em 63% dos casos

Humanos entendem a “língua” dos cães em …

Voluntários expostos aos rosnados de cachorros em situações variadas souberam dizer o que os animais estavam sentindo em mais da metade das vezes.

Visitas Pedagógicas

  • 1
  • 2
Assembléia Legislativa e Câmara Municipal

Assembléia Legislativa e Câmara Municipa…

O poder legislativo é o órgão encarregado da elaboração das leis. Na maior parte das democracias livres do mundo, outras funções incluem a decisão sobre as políticas orçamentárias, a palavra...

Cidades Históricas

Cidades Históricas

Uma viagem pelo túnel do tempo para conhecer parte da história do Brasil e vivenciar pessoalmente tudo aquilo que está nos livros e se aprende na escola. As cidades históricas...

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Circuito Cultural Praça da Liberdade

O Circuito Liberdade foi inaugurado em 2010 e já é reconhecido como um importante corredor de cultura do País. Abrigado em uma área histórica de Belo Horizonte (MG), é composto...

Fazendas

Fazendas

Natureza, história, leite de vaca e diversão? É o que você vai encontrar nas Fazenda em Minas Gerais. E a Estação Terra levara você a conhecer esse universo divertido e...

Grutas

Grutas

Entrar numa gruta é uma pequena viagem no tempo, sentindo um pouco da experiência pela qual passaram os primitivos seres humanos que habitavam cavernas.

Hemominas

Hemominas

O Hemominas desenvolve atividades nas áreas de prestação de serviço, assistência médica, ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, produção, controle de qualidade e educação sanitária. O mais importante neste trabalho é sensibilizar...